É direito de toda empresa receber os débitos gerados por meio das vendas de seus produtos e/ou serviços. Mas todos sabemos que existem aqueles que demoram a pagar ou até mesmo não efetuam o pagamento. 

Quando tem início o processo de recuperação do crédito, inicialmente é preciso entender quais são os erros na hora de cobrar as dívidas que podem trazer problemas futuros e devem ser evitados. Algumas abordagens são perigosas e sujeitas a consequências graves. Sendo assim, o advogado cível Iwan Chrun, da Salamacha, Batista, Abagge & Calixto – Advocacia, preparou uma lista de erros que você não pode cometer na cobrança de dívidas. Confira: 

  • PROFERIR OFENSAS AO DEVEDOR 

Além de não receber, você pode acabar sendo obrigado a indenizá-lo;  

  • NÃO DOCUMENTAR A NEGOCIAÇÃO 

A Justiça trabalha com provas e os documentos escritos com assinatura do devedor são essenciais. Não deixe apenas no verbal; 

  • NÃO PEGAR ASSINATURA DE TESTEMUNHAS EM CONTRATO 

Para executar um contrato, a lei exige que, em regra, ele seja assinado pelas partes e por duas testemunhas; 

  • DEMORAR DEMAIS PARA AGIR 

A lei prevê prazos de prescrição para cobrança. Cada dia conta e a inércia, por muito tempo, pode fazer o seu direito “caducar”; 

  • NÃO CONFIRMAR UMA VENDA OU UM SERVIÇO 

Se você vendeu algo ou prestou um serviço, pegue a confirmação do contratante, atestando que está satisfeito (ainda que seja por aplicativo de mensagens).  

Nem só de erros é feita a hora de cobrar as dívidas! Existem boas práticas de cobrança que podem ser utilizadas para aumentar as suas taxas de sucesso. Fale com os especialistas da SBAC e saiba o que fazer para conseguir recuperar o máximo de crédito possível.